A atual situação pandémica levou a uma revolução no mundo do trabalho, fazendo emergir o “Nomadismo Digital”. Falar em Nomadismo Digital, é sobretudo falar num estilo de vida que, devido aos avanços tecnológicos, permitiu o trabalho remoto, a partir de qualquer lugar do mundo.
Ainda que se trate de uma tendência embrionária, a indústria turística está atenta a este conceito, ambicionando a recuperação económica do setor e procurando ir ao encontro das expectativas dos nómadas digitais: conciliar o trabalho com o desfrute de novos destinos e plena conexão com a comunidade e costumes locais.
Este anseio por uma rápida regeneração, faz-nos parar e refletir se deveremos pensar a indústria das viagens como anteriormente. Mais do que centrar o foco neste segmento de mercado, é fundamental que nos preocupemos com o meio ambiente e com a preservação das regiões. Assim, a viagem regenerativa, que consiste em dar uma nova vida e energia, aponta para a mudança impactante e duradoura dos nossos comportamentos de modo a reverter os danos já causados no nosso planeta.
E tu, gostavas de fazer parte deste novo panorama sustentável? Começa aqui a tua jornada.
Autores: Ana Cruz; Ana Ferreira; Gonçalo Guimarães; e José Almeida