Desenvolvimento sustentável – O momento para agir

Foi a 25 de setembro de 2015, em Nova York, que os líderes mundiais de 193 países aprovaram a Agenda 2030, com o intuito de sensibilizar os países para a necessidade de promover um futuro sustentável e sem desigualdades. São 17 os objetivos, acompanhados de dezenas de metas, referentes ao desenvolvimento sustentável, que ao longo de quinze anos serão implementados de forma a atingir o lema “Transformar o Nosso Mundo” (ONU, 2015).

A sustentabilidade está inúmeras vezes associada ao setor do turismo, e para além das prodigiosas ações das entidades de turismo, atualmente, apenas 55% dos players introduziu algum tipo de estratégia a nível da sustentabilidade (Euromonitor International, 2021).

Em 2021, a Euromonitor International lançou um estudo sobre os países mais sustentáveis no turismo, analisando alguns fatores como a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade dos alojamentos, entre outros, sendo que no ano de 2020, Portugal se encontrava classificado na vigésima posição no ranking do Índice de Turismo Sustentável. Apesar de os números aparentarem um crescimento exponencial, ainda existe um longo caminho a ser percorrido pelo setor, nomeadamente no alojamento.

Se ficaste interessado e queres saber mais sobre a Sustentabilidade no Turismo, não percas o nosso Podcast.

Source: https://tourism4sdgs.org

Autores: Alexandra Fernandes; Hugo Araújo; Juliana Gandra; Marco Santos; Renato Farinha

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: