Sustentabilidade e Turismo

Da Teoria à Prática

Um olhar dentro da sustentabilidade vinícola

Que o vinho em Portugal é muito importante não se questiona, mas conhece os desafios da sustentabilidade nesta tradição?

Nos dias de hoje, somos cada vez mais confrontados com este termo importantíssimo, porém pouco se sabe acerca do mesmo. No caso das vindimas e das provas de vinho, a temática é pouco abordada, uma vez que, por ser uma área de costumes tão antigos, há uma relutância em mudar. Assim sendo, os proprietários estão, somente agora, a preocupar-se com as questões ambientais, sociais e económicas no seu estabelecimento.

Com o cultivo das vindimas são gerados resíduos (engaço) que, muitas vezes, são desperdiçados. Para além disso, há uma dificuldade na reciclagem das garrafas usadas nas provas de vinho. Estes representam as duas principais problemáticas neste setor de atividade, assim sendo realizámos pesquisas com o objetivo de encontrar possíveis soluções para as mesmas.

Com isto, descobrimos que o engaço das uvas é aproveitado muitas vezes como fertilizante ou, em processos mais longos, como adubo; é também possível criar a famosa bebida: o bagaço. No caso das garrafas, encontrámos dois exemplos: o do produtor de vinho “Soalheiro”, que desenvolveu uma garrafa com um novo formato e com menos 19% de vidro o que reduz a pegada carbónica, facilita o armazenamento e que poupará à empresa mais de 50 toneladas de vidro por ano; o outro refere-se a uma empresa britânica que adotou garrafas de cartão, sendo estas feitas de 94% de papel reciclad, pesando perto de 80 gramas e 100% recicláveis.

Estas soluções, apesar de parecerem pequenas, têm impactos gigantescos na questão ambiental e devem servir como incentivo às restantes empresas para adotarem medidas sustentáveis. Se este tema vos suscitou interesse, não percam o nosso próximo post onde falaremos com uma Boutique Winery sobre esta temática!


sissevv Avatar

Leave a comment